As principais tecnologias para a era da indústria 4.0

O conceito de indústria 4.0 foi criado recentemente (meados de 2010) e descreve um período onde, com o avanço da capacidade de computadores, quantidade colossal de informações e estratégias diferenciadas de produção, a indústria começa a utilizar inovações tecnológicas como aliada em sua competividade e redução de custos.

Ações como automação de processos, a utilização da tecnologia da informação e outras soluções aplicadas diretamente nos recursos de manufatura começam a aparecer nessa época, e melhoram tais processos industriais de tal forma que o próprio setor considera essa onda de inovação como a quarta parte da revolução industrial.

A indústria 4.0 propõe uma transformação das fábricas em “fábricas inteligentes”, capazes de utilizar da tecnologia para aumentar a produtividade, eficiência, customização e melhoria de processos em diversos setores do segmento industrial.

São diversas vantagens para o setor, algumas são:

  1. Redução de custos – A redução de custos é automática uma vez que o setor tem o controle maior de suas máquinas, da sua produção e da sua matéria prima, por meio de tecnologia.
  2. Economia de energia, água e afins – Com a ajuda de diversas tecnologias inovadoras fica mais viável garantir um processo mais controlado, e dessa forma, diminui-lo ao essencial para a produção.
  3. Economia de Insumos – Seguindo a mesma lógica acima, é possível também controlar os insumos, deixando o uso apenas do que é necessário para a produção.

Essas vantagens já são uma realidade entre empresas que aderiram as tecnologias necessárias para a indústria 4.0. Essas tecnologias são a Internet das Coisas, a tecnologia mobile, softwares de gestão empresarial, entre outros.

A MPL oferece diversas soluções que fornecem a tecnologia necessária para empresas do setor industrial se manterem competitivas, integradas, enquanto reduzem seus custos e aumentam sua produtividade.

Conheça nossas soluções para a indústria 4.0:

Oracle JD Edwards: Um ERP robusto com diversas aplicações e cases de sucessos de empresas multinacionais do setor industrial. Conheça mais sobre os diferencias do JDE, aqui.

JD Enterprise One – IoT Orchestrator: A Internet das Coisas é um dos pontos focais da indústria 4.0 e o Oracle JD Edwards tem em sua solução um orquestrador de internet das coisas que garante a sua empresa e utilização completa dessa integração. Clique aqui para conhecer mais sobre Internet das coisas.

Mobilidade CorporativaConheça os principais desafios e vantagens da utilização da tecnologia mobile em seus processos.

Quer saber mais sobre internet das coisas, mobilidade, indústria 4.0, entre outros? Nos siga no LINKEDIN e veja posts sobre inovação, gestão e tecnologia da informação.