MobilidadeEssa é uma palavra chave no mundo de TI nos últimos anos e um grande diferencial no mundo corporativo para quem já a utiliza em larga escala.

A computação móvel trouxe uma grande agilidade nos negócios das empresas, possibilitando a execução de tarefas críticas “anytime & anywhere”. Empresas que souberam “surfar” nessa onda não só iniciaram rapidamente sua jornada de transformação digital, mas também deram um passo à frente, aprendendo a lidar com as novas possibilidades  e aproveitando as novas oportunidades de se comunicar e fazer negócios com seus clientes. A questão é que essa onda não passou, ela cresceu e cresce cada vez mais dentro das nossas vidas. O mundo que vivemos é online.

Repare nas pessoas a sua volta, seja em casa ou no trabalho, no cinema ou quando pegar um táxi. Você verá que a tecnologia já faz parte de nós. Você pode pedir ou comprar praticamente qualquer coisa pelo celular, usando um aplicativo ou internet. Pode procurar reviews de produtos e serviços antes de adquiri-los ou até mesmo conversar com pessoas que tem o mesmo produto que você. É possível localizar uma pessoa, uma compra, um táxi e até mesmo realizar reuniões via mobile.

A tecnologia móvel trouxe essa mudança na forma como nos programamos, pensamos e agimos, então por que ela, naturalmente, não melhoraria processos de negócios e funcionaria bem para empresas? Bem, ela já faz isso.

Os aplicativos que usamos diariamente (Messenger, iFood, Waze) eleveram bastante a experiência dos usuários da internet. A praticidade e rapidez com que é possível tomar decisões ou agir utilizando o celular já fez com que a tecnologia interferisse no “modus operandi” de praticamente tudo em nossas vidas. Essa visão se estendeu para o mundo digital, e as empresas precisaram criar softwares que funcionassem 100% no desktop, e também em aplicativos mobile. Com o foco do JDEwards em melhorar cada vez mais a experiência do usuário nas indústrias, essas funções móveis já são vistas há um tempo no ERP.

Empresas que perceberam que as aplicações são uma parte crucial de qualquer estratégia de mobilidade empresarial, acabaram notando que o processo de implementação de um procedimento eficaz para projetá-las, atendendo a diversos dispositivos, podia ser bastante complexo e demorado, além de que as funcionalidades do mobile podia ser complexas. Esse tipo de pensamento não existe mais. Com implementações rápidas e funcionalidades práticas, baseadas em UX, as empresas podem utilizar de tecnologias mobile quando quiserem.

Leia aqui um documento oficial da Oracle que explica algumas aplicações e novidades da tecnologia mobile.