Uma das principais indústrias do Brasil, o segmento de Óleo e Gás vem investindo fortemente na adoção de novas práticas tecnológicas em suas atividades.

Com a chegada da era digital,  as novas possibilidades de convergência entre a TI e as áreas operacionais surgiram.  Dessa forma, as empresas podem otimizar a forma de gerenciar e conectar informações e dados extraídos dos processos, ativos e o meio-ambiente em que operam.

Como um exemplo desse avanço tecnológico podemos citar a implementação da Iot – internet das Coisas (tecnologia integra máquinas e equipamentos, detectando, processando e reagindo automaticamente aos dados coletados), onde o setor foi um dos precursores na sua adoção.

Por ser uma indústria com um processo de negócios complexo, o uso da tecnologia pode agregar bastante nas soluções de desafios enfrentados. No quadro abaixo apresentamos alguns desses desafios e como a tecnologia digital pode ajuda-lo a enfrentá-los.

Veja os principais desafios e soluções propostas:

  • Lidar com a sazonalidade (que implica na constante mudança nos custos das matérias-primas)

– Utilizar tecnologias de gerenciamento de combustíveis que integrem os sistemas da cadeia de abastecimento de petróleo, e gerenciem o armazenamento e transporte de produtos.


  • Controle regulatório de normas ambientais, de saúde e segurança.

– A utilização de uma solução que permita às organizações relatarem e rastrearem incidentes ocupacionais, bem como lidar com contabilidade e relatórios sobre impactos ambientais.


  • Controle de custos de produção e previsibilidade de lucratividade.

– Uma solução que permita que os processos industriais entregue às empresas formulações de menor custo e a contabilidade de custos superior, permitindo uma visão contábil geral do que está sendo gasto no processo.


  • Gerenciamento de uma cadeia de suprimentos complexa e internacional.

 – Fornecer um planejamento avançado da cadeia de suprimentos, otimização de rede estratégica e programação de produção. 


Conheça a solução Oracle JDEdwards E1 para o setor de Petróleo e Gás:

As soluções de classe mundial da Oracle para gerenciamento de dados, ativos, projetos e cadeia de suprimentos estão transformando o negócio de petróleo e gás.

O Oracle JDEdwards pode entregar todo o valor necessário para indústria de petróleo e Gás.

Com nossa solução, é possível:

  • Integrar as suas operações industriais.
  • Gerenciar o ciclo de vida dos seus ativos.
  • Gerar um planejamento estratégico de ações.
  • Ter um maior controle e gerenciamento financeiro.
  • Ter em mãos outros módulos especialistas para Petróleo e Gás.