Prazos apertados, forte pressão por redução de custo, necessidade de avaliar a qualidade dos mais diversos fornecedores, orçamentos restritos dificultando ainda mais as negociações.

Esses são apenas alguns dos desafios que as áreas de Suprimentos enfrentam  em seu dia a dia, independente do porte ou segmento da empresa.

Como se todas essas cobranças não fossem suficientes, os gestores de suprimentos precisam também conviver com processos muitas vezes desatualizados e ineficientes, envolvendo um grande volume de documentos em papel, e troca de informação entre vários departamentos e sistemas.

À medida que as empresas crescem, as exigências junto à  área de suprimento aumentam, porém as empresas resistem cada vez mais à adição de novos colaboradores.

Todos esses fatores acabam trazendo uma ineficiência em todo processo, gerando insatisfação nas áreas demandantes e uma grande sobrecarga de trabalho setor de suprimentos.

As soluções de e-procurement buscam atender todos esses desafios da área de suprimentos, tornando-a mais ágil e eficiente.

Destacamos a seguir 3 fatores chaves para a adoção de uma solução de e-procurement:

O real valor da negociação com o E-procurement e por que você precisa disso para ontem

O que afinal é e-procurement?  Podemos resumir como  a gestão de suprimentos do futuro, onde você tem o controle de todas as etapas do processo de compras.

Com o uso do portal da sua ferramenta de e-procurement é possível visualizar todas as informações que antecederam a negociação com seus fornecedores. Entender como essas negociações ocorreram ajuda você a tomar uma melhor decisão baseada em fatos, além de deixar de uma forma clara e transparente tudo o que foi discutido entre a empresa e seus potenciais fornecedores. É o poder da informação amplificando o seu poder de negociação.

Então uma solução e-procurement me economiza custo e tempo?

Não apenas reduz o seu custo ou economiza o seu tempo, como também otimiza a sua gestão.

As soluções de e-procurement detém uma tecnologia moderna, que automatiza tarefas rotineiras e permite uma melhor colaboração com fornecedores e funcionários, o que resulta em melhorias significativas na eficiência, bem como melhorias na produtividade e redução nos tempos do ciclo de compras.

A facilidade de uso e praticidade que esse tipo de ferramenta traz para seus usuários, junto ao alto nível de rentabilidade e aderência, tornam a solução de e-procurement um passo a mais para a melhoria na gestão do setor de compras.

Não se trata apenas de economizar tempo, com essa solução você aumentar, melhora e eleva a sua gestão à excelência

Com uma solução de e-procurement, bastaria você abrir a área de negociações e ver em que estágio cada negociação está, além de entender claramente quais são os fornecedores mais propícios para a demanda, qual o nível de confiabilidade eles e como eles foram nas entregas anteriores. Isso tomaria alguns minutos.

É exatamente por ser tão ágil que essa solução entrega tanto valor para o gestor de compras moderno. É possível sair de um modelo defasado e antigo e pular para algo novo, que acompanhe a velocidade rápida que o mundo exige.

Que tipo de compra são atendidas por uma solução de E-procurement?

Existem diversos modelos e tipos de compras. Podemos ver algumas abaixo:

  • Blanket Order: é uma ordem de compra com várias datas de remessa ao longo de um período de tempo. Está baseada em um contrato de fornecimento firmado junto a um fornecedor, onde o preço, quantidades e as condições de entrega já estão previamente acordados. É normalmente usada em compras recorrentes em grandes quantidades.
  • Catálogo de Preços: compras baseadas em um contrato de preço firmado junto a um fornecedor, com a quantidade em aberto, sendo necessária somente a requisição do item.
  • Compra para Projetos: compras vinculadas a um determinado projeto com um orçamento próprio.
  • Compras Spots (Pontuais): compras não recorrentes ou esporádicas de itens onde é necessário fazer a requisição do item e posteriormente toda a negociação com os fornecedores.

Todos esses tipos de compras podem ser processados dentro de uma solução de e-procurement. Por ser extremamente flexível, você consegue rapidamente executar compras em modelos já pré-formatados, além de visualizar todas as informações sobre as compras já feitas, os fornecedores já contatados, entregas realizadas e qualidade do que foi entregue.

Se quiser conhecer mais sobre tecnologias de gestão em procurement e compras, clique aqui.