Necessidades & Desafios:

O grande desafio do gestor de suprimentos, nessa etapa, é garantir a consistência e a unicidade do banco de dados de produtos e serviços passíveis de compra pela empresa. Para cada processo de compra é preciso saber se o item demandado, ou a oportunidade de compra, estão devidamente cadastrados. Sem que essa informação esteja alinhada (ou seja, o mesmo nome, código e descrição para todos os fornecedores), corre-se o risco de cadastrar o mesmo item várias vezes, e de várias formas diferentes, podendo gerar inconsistências e erros nos pedidos enviados para diversos fornecedores.

Além disso, a duplicidade dos itens no cadastro gera dificuldade na análise das compras efetuadas, uma vez que o histórico será apresentado em itens distintos.

Solução Procurement Cloud associada

O ORACLE  Product Hub Cloud Service cria regras de negócios e de políticas de  gerenciamento do cadastro de produtos para otimizá-lo e aumentar a sua confiabilidade. Com esta solução, a empresa estará apta a:

  • Padronizar o Processo de Cadastro através do Uso de Workflow.
  • Estender o modelo de Dados, através do uso de campos adicionais (dados de ingredientes, dados de mercado, dados de concorrentes, dados regulatórios da sua indústria, outros informações relevantes para o Cadastro de Produtos).
  • Categorizar os produtos para facilitar a sua governança.
  • Implementar regras de Governança (quem pode visualizar, acessar e editar os produtos).
  • Controlar versionamento dos itens (alteração das características mantendo a referência).

Necessidades & Desafios:

Por não terem normalmente um processo de qualificação estruturado, dificilmente o gestor de compras tem disponível, de forma rápida e confiável, uma avaliação dos requerimentos e/ou exigências mandatórias para os fornecedores de um determinado item. Muitas vezes, pressionados pela urgência da compra, optam por fornecedores que não atendem plenamente os critérios estabelecidos pela empresa, gerando problemas de entrega e qualidade.

Solução Procurement Cloud associada:

O ORACLE Cloud Supplier Qualification  Management apoia o processo de qualificação de novos  fornecedores e requalificação de fornecedores da base. Com esta solução, a empresa estará apta a:

  • Gerenciar Fornecedores Qualificados sob diferentes aspectos (Sustentabilidade, Viabilidade Financeira, Qualidade ou outros critérios)
  • Definir Questionários de Qualificação onde o Fornecedor responde, ou um usuário da empresa responde, qualificando o Fornecedor
  • Consultar e Pesquisar os Fornecedores e todas as informações de qualificação em uma única base de dados consolidada

Necessidades & Desafios:

O processo de negociação normalmente não obedece a um modelo estruturado, podendo ter grandes variações em virtude dos itens comprados e dos recursos envolvidos. Outro aspecto relevante é a falta de um registro formal de todas as atividades realizadas, onde as informações estão em fontes distintas como emails, aplicativos de mensagens, contatos telefônicos, etc.

Solução Procurement Cloud associada:

O ORACLE Cloud Sourcing suporta o processo de negociação com os fornecedores, provendo um processo estruturado em todo ciclo de compras, gerando uma negociação mais eficiente.

Com esta solução, a empresa estará apta a:

  • Reduzir o tempo criando negociações com facilidade.
  • Acelerar a adoção das melhores práticas de negociação.
  • Melhorar a padronização, colaboração e conformidade.
  • Com base no registro financeiro de todas as compras efetuadas, propor reduções de custo ao longo da negociação baseadas em dados históricos.
  • Monitorar as atividades de licitação dos fornecedores em tempo real.
  • Melhorar as estratégias de negociação e melhorar os resultados.
  • Criar a cotação de forma manual no Sourcing.
  • Criar a cotação no Sourcing a partir de requisição do Sistema legado (WebService).
  • Registrar a negociação com os Fornecedores.
  • Contemplar os seguintes tipos de leilão: Leilão Reverso, Solicitação de Cotação e Solicitação de Informação.
  • Aprovar a Cotação no Sourcing.
  • Criar do Pedido de Compra no Sistema Legado a partir de Cotação no Sourcing (WebService).
  • Dar carga do catálogo de preço do fornecedor.
  • Enviar de E-mail ao Fornecedor.

 O ORACLE Cloud Social registra todas as atividades realizadas durante o processo, disponibilizando a rastreabilidade de todas as atividades das negociações, gerando transparência nas interações com os fornecedores.

Essa etapa diz respeito à gestão da comunicação e relacionamento com os fornecedores, para todas as atualizações do dia a dia em relação as ordens de compras, previsões de entrega, previsões dos pagamentos, etc.

Necessidades & Desafios:

O processo de follow-up deve suportar a evolução da cadeia de suprimentos, permitindo antecipações de problemas como gargalos, lentidão e escassez de produtos, atuando proativamente nas exceções que exigem atenção imediata. Além de prover informações básicas aos agentes facilitando a comunicação e otimizando o relacionamento.

Solução Procurement Cloud associada:

O ORACLE Supplier Portal facilita a colaboração em tempo real entre o fornecedor e o comprador, disponibilizando recursos como mensagens de alertas proativos (limiares de estoque, prazos de produção e entregas), acesso à informações que necessitam de atualização como novas datas de previsão de entregas ou previsões de pagamentos. Além de todo o acompanhamento dos status das requisições e/ou ordens de compras.

O ORACLE iSupplier gera toda a documentação após a seleção do fornecedor, como a Ordem de Compra, totalmente integrado com o ERP do cliente.