As indústrias manufatureiras, historicamente investem fortemente na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, como forma de aumentar a sua competitividade nos mais variados mercados.

O processo, desde a concepção até sua disponibilização para o mercado (time to Market), precisa ocorrer de forma rápida, evitando assim da “comoditização”, Nesse cenário, estar aliado às novas tecnologias e inovações é fundamental para garantir um diferencial junto à concorrência.

O Conceito da  Industria  4.0 veio de encontro a essa necessidade constante de inovação, utilizando os avanços tecnológicos como aliado no aumento da competitividade e redução de custos..

A indústria 4.0 propõe uma transformação das fábricas em “fábricas inteligentes”, capazes de utilizar a tecnologia para aumentar a produtividade e a eficiência, de processos em diversos setores do segmento industrial.

A implementação em conjunto  de soluções tecnológicas voltadas para gestão da cadeia de suprimentos (SCM) tornou-se uma peça-chave para a obtenção de eficácia na gestão desse processo bem como aumentar a competitividade de novos produtos.

São diversas vantagens que a utilização do conceito de Industria 4.0 podem trazer para  o setor de Industria Manufatureira, dentre os quais podemos destacar:

1 – Redução de custos – A redução de custos é automática uma vez que o setor tem o controle maior de suas máquinas, da sua produção e da sua matéria prima, por meio de tecnologia.

2 – Economia de energia, água e afins – Com a ajuda de diversas tecnologias inovadoras fica mais viável garantir um processo mais controlado, e dessa forma, diminui-lo ao essencial para a produção.

3 – Economia de Insumos – Seguindo a mesma lógica acima, é possível também controlar os insumos, deixando o uso apenas do que é necessário para a produção.

Essas vantagens já são uma realidade entre empresas que aderiram as tecnologias necessárias para a indústria 4.0.

Essas tecnologias são:  Internet das Coisas, a tecnologia mobile, softwares de gestão empresarial, entre outros.


Conheça nossas soluções para a indústria 4.0:

Oracle JDEdwards: Um ERP robusto com diversas aplicações e cases de sucessos de empresas multinacionais do setor industrial. Conheça mais sobre os diferencias do JDE, aqui.

JD Enterprise One – IoT OrchestratorA Internet das Coisas é um dos pontos focais da indústria 4.0 e o Oracle JDEdwards tem em sua solução um orquestrador de internet das coisas que garante a sua empresa e utilização completa dessa integração. Clique aqui para conhecer mais sobre Internet das coisas.

Mobilidade Corporativa – Conheça os principais desafios e vantagens da utilização da tecnologia mobile em seus processos.