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As áreas de compras e suprimentos  são continuamente desafiadas a manter os custos sob controle, e para que isso ocorra  é necessário aumentar sua influência sobre os fornecedores de bens e serviços, bem como sobre as atividades que envolvem gastos dos funcionários da empresa.

Os gestores dessas respectivas áreas precisam também controlar os custos de processos envolvidos, processos esses, muitas vezes desatualizados e ineficientes, e envolvendo um grande volume de documentos em papel, e troca de informação entre vários sistemas.

À medida que as empresas crescem, as exigências nas áreas de suprimentos e compras  aumentam. No entanto, dentro do cenário econômico atual, as empresas resistem cada vez mais à adição de colaboradores, e consequentemente,  ao aumento de sua estrutura de custos.

Sem a possibilidade de adicionar mais pessoas, os gestores precisam modernizar os processos envolvidos no ciclo procurement-to-pay. Esse tipo de modernização não é apenas um avanço tecnológico para a empresa e para os processos, mas um passo estratégico para lidar com demandas crescentes, impossibilidade de contratações e volumes maiores de compras.

O problema com a implementação desse tipo de tecnologia é que ela tende a ter um custo alto, e um tempo de implementação bastante longo. Essas objeções desanimam os gestores das áreas, visto que eles precisam de uma  solução para reduzir custos, e com a maior eficácia possível.

Quando analisamos os cenários possíveis, uma das opções mais rentáveis para o controle e gestão de todo esse crescente processo de informações é o e-procurement (solução de cadeia de suprimentos). As soluções de e-procurement detém uma tecnologia moderna, que automatiza tarefas rotineiras e permite uma melhor colaboração com fornecedores e funcionários, o que resulta em melhorias significativas na eficiência, bem como melhorias na produtividade e redução nos tempos do ciclo de compras.

Dentro desse cenário, uma solução que vem se destacando junto ao mercado  por sua abrangência e facilidade de uso, é a Oracle Procurement Cloud. Essa tecnologia se mostra uma opção com alto nível de rentabilidade e aderência à diversos processos de compras, ajudando gestores a alcançarem a excelência em suas áreas, sempre fornecendo o melhor das soluções baseadas em nuvem, como parte do Oracle ERP Cloud.

Clique para ver os principais desafios de cada passo do processo:

A Solução Oracle Procurement Cloud é totalmente modular e abrange todas as etapas do ciclo de compras, independentemente do tipo de compra ou cadeia de suprimentos. Na figura abaixo apresentamos alguma dessas etapas do ciclo de compras:

  1. Dados Mestres – Esse processo envolve a unificação de dados que são usados constantemente na cadeia de suprimentos.
  2. Qualificação de Fornecedores – Esse processo envolve a qualificação de fornecedores para diversos tipos de compras.
  3. Negociação com Fornecedores – Esse processo envolve os diversos tipos de negociações que são necessárias até a compra ser efetuada
  4. Follow-up com Fornecedores – Esse processo envolve o follow up que é feito com os fornecedores.

Clicando na imagem abaixo, você poderá ver detalhadamente os problemas que o gestor de compras e suprimentos enfrenta em cada parte do processo. Veja:

Tipos de compras em uma gestão de procurement:

Além de cada empresa ter um processo de compra único, os tipos de compras costumam ser bastante específicos também. Um e-procurement precisa agregar valor em todas formas de compras da cadeia de suprimentos.  A solução da Oracle é pensada para se acoplar a qualquer tipo especificidade. Seguem alguns exemplos que tem aderência no processo de e-procurement da solução:

  • Blanket Order: é uma ordem de compra com várias datas de remessa ao longo de um período de tempo. Está baseada em um contrato de fornecimento firmado junto a um fornecedor, onde o preço, quantidades e as condições de entrega já estão previamente acordados. É normalmente usada em compras recorrentes em grandes quantidades.
  • Catálogo de Preços: compras baseadas em um contrato de preço firmado junto a um fornecedor, com a quantidade em aberto, sendo necessárioa somente a requisição do item.
  • Compra para Projetos: compras vinculadas a um determinado projeto com um orçamento próprio.
  • Compras Spots (Pontuais): compras não recorrentes ou esporádicas de itens onde é necessário fazer a requisição do item e posteriormente toda a negociação com os fornecedores.

Modernize sua gestão com uma solução de procurement de alta tecnologia:

O processo de compras moderno inicia com a padronização, simplificação e a automatização de todas as ações, da origem ao pagamento. Uma solução de e-procurement precisa facilitar processos, desenvolver a qualidade das compras, e organizar de uma forma automatizada as demandas da empresa. Não basta apenas auxiliar minimamente no processo de compras, um e-procurement robusto ajuda na entrega de resultados reais.

Com o Oracle Procurement Cloud, você ganha uma organização mais eficiente, eficaz e influente que ajuda a manter os custos sob controle, selecionando os melhores fornecedores, aplicando políticas e gerenciando o risco dos fornecedores. Com essa solução de e-procurement, você atingirá diversos objetivo como:

  • Assegurar o controle sobre os gastos e savings para garantir uma margem maior de lucro,
  • Aumentar a eficiência e influência da área de suprimentos no negócio,
  • Dispor de uma arquitetura de ponta, permitindo adotar uma estratégia inovadora na área, sem precisar aumentar seus custos.

Você pode ver essas e outras informações no site da ORACLE, clicando nesse link.

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