Os Sistemas de Gestão Empresarial (ERP) e as obrigações fiscais no Brasil.

sped fiscal imagem

Acima da média mundial de 27,1%, o Brasil é o país com uma das maiores taxas tributárias do mundo. Além disso, é um dos países que mais demandam informações fiscais das empresas, especialmente depois que o governo decidiu que todos os registros e transmissões de dados fiscais e tributários deveriam ser entregues em forma digital. Nesse contexto, o governo vem cada vez mais sofisticando as obrigações fiscais e as informações que devem ser tratadas e enviadas às devidas esferas municipal, estadual e federal.

As primeiras obrigações fiscais tratavam a Emissão Eletrônica de Notas Fiscais e os primeiros SPEDs: SPED Contábil (EFD) e SPED Fiscal.

Novas Demandas Fiscais:

Click edit button to change this text.

SPED FISCAL:

  1. A partir do período de apuração de Janeiro/2017, novos campos foram incluídos no registro C176 deverá ser informado se escriturado um documento fiscal que acoberte operações que representem o estorno da substituição tributária em operações anteriores.
  2. Inclusão de novos campos, nos registros 0200, C113, E113, E240, 1210, 1923
    Alteração no layout do registro E310, alterando campos já existentes e incluindo uma série de novos campos.
  3. O nosso conhecido Bloco K sofreu alteração em sua estrutura, principalmente no que ser refere a Desmontagem de Mercadorias (registros K210 e K215), Reprocesso Industrial e Reparo de Produto (registros K260, K265) e Correções em Apontamentos (registros K270, K275, K280)

REINF:

Esta escrituração trata das Retenções e Informações relativas à Contribuição Previdenciária Substituída, e está sendo construída em complemento ao eSocial.

Para que a sua empresa tenha um sistema eficiente que permita a emissão de um SPED ou qualquer outra obrigação fiscal, você precisa ter um parceiro sempre pronto e capacitado a ajudar, usando a tecnologia de seu sistema de informação para o pronto atendimento a novas demandas.

Novas demandas vem surgindo anualmente, visando o cruzamento de informações entre clientes e fornecedores, acarretando um esforço adicional para as empresas na medida que se torna necessário investir tempo e recursos para adequarem seus Sistemas de Gestão (ERP) rigorosamente dentro dos novos requerimentos legais.

Veja abaixo as novas demandas a serem exigidas:

A primeira demanda fiscal de 2017 já está batendo na porta. A NF-E 4.0 será uma atualização feita diante às necessidade de alterações constantes que acabam se acumulando, e demandando uma nova versão nacional. Veja todos os detalhes aqui.

1804, 2017

E-procurement – 3 motivos para essa tecnologia fazer parte do seu dia a dia.

abril 18th, 2017|0 Comments

Prazos apertados, forte pressão por redução de custo, necessidade de avaliar a qualidade dos mais diversos fornecedores, orçamentos restritos dificultando ainda mais as negociações.

Esses são apenas alguns dos desafios que as áreas de Suprimentos enfrentam […]

2103, 2017

Computação em nuvem – Como a Oracle Cloud Brasil vai revolucionar seu processo de negócio.

março 21st, 2017|0 Comments

A solução Oracle Cloud Brasil está totalmente alinhada a  nova era tecnológica quevem mudando gradativamente a gestão de empresas, pessoas, custos e processos de negócio, a era cloud.

Com o auxílio de diversas tecnologias analíticas, componentes […]

702, 2017

Gestão da cadeia de suprimentos – Como inovar para sua Indústria.

fevereiro 7th, 2017|0 Comments

De acordo com indicadores e estudos realizados recentemente, as indústrias de manufatura vem investindo fortemente na criação de novos produtos, como instrumento de manutenção da competitividade.

O processo, desde a concepção até sua disponibilização do mercado […]

2501, 2017

Versão da NF-E 4.0 será homologada em 2017.

janeiro 25th, 2017|2 Comments

A NF-E 4.0 será uma atualização feita diante às necessidade de alterações constantes que acabam se acumulando, e demandando uma nova versão nacional.

Isso acontece por quê a Secretaria da Fazenda traça, de tempos em tempos, pequenas […]