03 nov ERP CLOUD – Vantagens e Diferenças para o On-premise.
A Escolha de um ERP.
É um longo caminho até que essa escolha seja feita, mas entender que cada ERP tem desvantagens/vantagens específicas para cada caso, direciona para a melhor decisão para os seus processos de negócio.
Decidir qual ERP é mais aderente a seus processos não é tão simples e definitivamente é muito mais do que apenas escolher um fornecedor de soluções e implementar. É necessário olhar para o mercado/concorrentes, fornecedores e consultoria, além da análise de outras mil variáveis específicas do seu nicho/processo.
De três anos para cá, um outro aspecto passou a ser também considerado: On-premise ou Cloud? Cloud ou On-premise?
Para responder essa pergunta é necessário analisar as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções.
On-premise.
- On-premise, utiliza infraestrutura e servidores da própria empresa ou de terceiros;
- Os custos de uma implementação On-premise podem ser grandes dependendo das necessidades e ambiente na qual o ERP será instalado. Diante a essa necessidade maior de investimento, sua aquisição é caracterizada como investimento de capital (CAPEX);
- Possibilita um maior nível de customização. Apesar das customizações representarem maiores custos para a empresa, possibilitam uma maior aderência do ERP aos processos específicos de negócio. A empresa paga mais pelo ERP, porém obtém um ERP “selfmade” para suas necessidades.
- O tempo de implementação também costuma ser maior e sempre agrega custos ocultos internos e externos que não são considerados no momento da comparação com o CLOUD.
Cloud.
- Nessa modalidade, por um preço fixo mensal ou trimestral, a aplicação é disponibilizada pela internet por um fornecedor único, sem necessidade de infraestrutura própria de TI;
- Como não se trata de investimento, é viabilizado economicamente como custo de operação (OPEX);
- A empresa usuária se foca no negócio enquanto a gestão de TI passa a ser gerenciada pelo fornecedor da solução CLOUD;
- Se houver uma necessidade de personalização específica para os processos de negócio da empresa, os custos envolvidos podem ser grandes e mais complexos;
- O tempo de implementação é geralmente menor e isso torna a solução CLOUD mais interessante para empresas em crescimento e para aplicações onde os processos estejam padronizados pelo mercado. Uma implementação on-premisse pode demorar meses, enquanto uma solução CLOUD demora semanas, as vezes dias.
- É possível que o ciclo de vida do sistema traga gastos progressivos, dependendo do projeto.
A tecnologia evolui constantemente. Otimiza processos empresariais como um todo, principalmente, se adaptando as demandas de mercado.
E agora a tecnologia está dando um passo à frente, em direção ao futuro. E quando vislumbramos o futuro, vemos que ele não é 100% on-premise. O mercado potencial para as aplicações CLOUD, não só pela redução de custos envolvidos, mas pela simplificação que ela possibilita, com certeza irá ocupar uma parcela relevante do mercado à frente.
Sem comentários