19 out Comuniques-se com mais eficiência
Só há vantagens em uma comunicação positiva no ambiente de trabalho que está ligada diretamente a diversos aspectos corporativos, como o clima organizacional, abertura para novas ideias e propostas de soluções, passagem de conhecimento e definição clara de estratégias e metas.
A verdade é que determinado profissional pode até ser um gênio em sua área, extremamente competente e preparado, cheio de ideias e capaz de executar as mais complexas tarefas ou projetos, mas se não souber se comunicar no ambiente de trabalho, tanto entender o que é pedido, como transmitir tudo o que sabe, planeja ou faz, seus esforços, habilidades e competências serão em vão.
No caso do líder, a comunicação eficiente no trabalho se torna ainda mais importante. É impossível liderar sem se comunicar no ambiente corporativo da forma correta.
Então vamos lá, com algumas dicas preciosas para que você melhore seu perfil de comunicação com colegas, gestores, clientes, fornecedores ou sua própria equipe:
- Não é o que você diz que importa, mas o que o outro “ouve”: busque um feedback sobre o que o outro entendeu, com uma pergunta de fechamento que resuma sua mensagem. Aliás, criar uma cultura de feedback no trabalho é uma excelente ideia para melhorar a comunicação.
- Escolha o canal correto: nem sempre um e-mail é a melhor maneira de discutir determinado assunto. Já pensou em usar menos o e-mail e, às vezes, falar pessoalmente com as pessoas? Se achar necessário “documentar” o que foi acordado, envie um e-mail começando com estas palavras: “Conforme nossa conversa de hoje, decidimos que…”.
- Uma imagem vale mais que mil palavras: muitas pessoas confiam excessivamente no poder de persuasão de seu discurso. Sempre que tiver que fazer uma apresentação para um grupo, não se restrinja a textos, use imagens que ilustram suas boas ideias.
- Não fale desnecessariamente: muitas pessoas acham que tem que se destacar em reuniões falando algo, qualquer coisa que seja e acabam por não se colocar de maneira correta. Se o que for dizer não acrescentar nada, fique calado. Só as boas ideias destacam realmente as pessoas.
- Não se cale desnecessariamente: da mesma forma, se acha que vai acrescentar algo relevante à discussão, exponha suas ideias com clareza e assertividade.
- Use um tipo de discurso para cada perfil: conforme for conhecendo melhor os membros de sua equipe, colegas, superiores e clientes, perceba que tipo de discurso cabe melhor. Existem pessoas que precisam ver imagens, outras necessitam de dados comprovados e gráficos, há aqueles que se encantam e emocionam. Ajuste sua mensagem.
- Nunca interrompa quem está falando: ouça atentamente e aproveite para entender melhor as opiniões do outro. Se não concorda com o que ele fala, espere terminar e inicie sua resposta de maneira quase neutra, algo como: “Compreendo seu ponto de vista, mas acredito que neste caso….”. Não parta para o confronto direto, seja diplomático.
- Pratique a escuta ativa: observe atentamente o que o outro fala, seus gestos, expressões faciais e entrelinhas. Muitas vezes ouvimos, mas não compreendemos claramente a mensagem. Preste atenção, ao invés de só ouvir.
- Evite reuniões intermináveis: quem organiza a reunião deve definir claramente o tema, quem vai participar e, principalmente, quando começa e termina.
O que você achou destas dicas??
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