Uma das principais indústrias do Brasil, o segmento de Óleo e Gás vem investindo fortemente na adoção de novas práticas tecnológicas em suas atividades.
Com a chegada da era digital, as novas possibilidades de convergência entre a TI e as áreas operacionais surgiram. Dessa forma, as empresas podem otimizar a forma de gerenciar e conectar informações e dados extraídos dos processos, dos seus ativos e o do meio-ambiente em que operam.
Como um exemplo desse avanço tecnológico podemos citar a implementação da IoT – Internet das Coisas (tecnologia que integra máquinas e equipamentos, detectando, processando e reagindo automaticamente aos dados coletados), onde o setor foi um dos precursores na sua adoção.
Por ser uma indústria com um processo de negócios complexo, o uso da tecnologia pode agregar bastante nas soluções de desafios enfrentados. No quadro abaixo apresentamos alguns desses desafios e como a tecnologia digital pode ajudá-lo a enfrentá-los.
Utilizar tecnologias de gerenciamento de combustíveis que integrem os sistemas da cadeia de abastecimento de petróleo, e gerenciem o armazenamento e transporte de produtos.
A utilização de uma solução que permita às organizações relatarem e rastrearem incidentes ocupacionais, bem como lidar com a contabilidade e relatórios sobre impactos ambientais.
Uma solução que permita que os processos industriais entreguem às empresas formulações de menor custo e a contabilidade de custos com melhor qualidade, permitindo uma visão contábil geral do que está sendo gasto no processo.
Fornecer um planejamento avançado da cadeia de suprimentos, otimização de rede estratégica e programação de produção.
As soluções de classe mundial da Oracle para gerenciamento de dados, ativos, projetos e cadeia de suprimentos estão transformando o negócio de petróleo e gás. Com a nossa solução, é possível: