Oracle Procurement Cloud – Sua solução de gestão de suprimentos.

Solução Ideal para Gestão de Suprimentos

As áreas de compras e suprimentos são continuamente desafiadas a manter os custos sob controle e para que isso ocorra é necessário aumentar sua influência sobre os fornecedores de bens e serviços, bem como sobre as atividades que envolvem gastos dos funcionários da empresa.

Os gestores dessas respectivas áreas precisam também controlar os custos de vários processos, que muitas vezes estão desatualizados, são ineficientes e envolvem um grande volume de documentos em papel e troca de informação entre vários sistemas.

À medida que as empresas crescem, as exigências nas áreas de suprimentos e compras  aumentam. No entanto, dentro do cenário econômico atual, as empresas resistem cada vez mais à adição de colaboradores e, consequentemente,  ao aumento de sua estrutura de custos.

Sem a possibilidade de adicionar mais pessoas, os gestores precisam modernizar os processos envolvidos no ciclo procurement-to-pay. Esse tipo de modernização não é apenas um avanço tecnológico para a empresa e para os processos, mas um passo estratégico para lidar com demandas crescentes, impossibilidade de contratações e volumes maiores de compras.

O problema com a implementação desse tipo de tecnologia é que ela tende a ter um custo alto e um tempo de implementação bastante longo. Essas objeções desanimam os gestores das áreas, visto que eles precisam de uma  solução para reduzir custos, e com a maior eficácia possível.

Quando analisamos os cenários existentes, uma das opções mais rentáveis para o controle e gestão de todo esse crescente processo de informações é o e-procurement (solução de cadeia de suprimentos). As soluções de e-procurement detém uma tecnologia moderna, que automatiza tarefas rotineiras e permite uma melhor colaboração com fornecedores e funcionários, o que resulta em melhorias significativas na eficiência, bem como melhorias na produtividade e redução nos tempos do ciclo de compras.

Dentro desse cenário, uma solução que vem se destacando junto ao mercado  por sua abrangência e facilidade de uso, é o Oracle Procurement Cloud. Essa tecnologia se mostra uma opção com alto nível de rentabilidade e aderência a diversos processos de compras, ajudando gestores a alcançar a excelência em suas áreas, sempre fornecendo o melhor das soluções baseadas em nuvem, como parte do Oracle ERP Cloud.

Os Principais Desafios de Cada Passo do Processo de Compras

A Solução Oracle Procurement Cloud é totalmente modular e abrange todas as etapas do ciclo de compras, independentemente do tipo de compra ou cadeia de suprimentos. Na figura abaixo apresentamos algumas etapas do ciclo de compras:

  • Dados Mestres – Esse processo envolve a unificação de dados que são usados constantemente na cadeia de suprimentos.
  • Qualificação de Fornecedores para qualquer tipo de compra. 



  • Diversas idas e vindas em negociação com fornecedores até que a compra seja efetuada.
  • Follow-up com Fornecedores.

Tipos de Compras em uma Gestão de Procurement

Além de cada empresa ter um processo de compra único, os tipos de compras costumam ser bastante específicos também. Um e-procurement precisa agregar valor em todas formas de compras da cadeia de suprimentos.  A solução da Oracle é pensada para se acoplar a qualquer tipo de especificidade. Seguem alguns exemplos que tem aderência no processo de e-procurement da solução:

  • Blanket Order: é uma ordem de compra com várias datas de remessa ao longo de um período de tempo. Está baseada em um contrato de fornecimento firmado junto a um fornecedor, onde o preço, quantidades e as condições de entrega já estão previamente acordados. É normalmente usada em compras recorrentes em grandes quantidades.
  • Catálogo de Preços: compras baseadas em um contrato de preço firmado junto a um fornecedor, com a quantidade em aberto, sendo necessário somente a requisição do item.
  • Compra para Projetos: compras vinculadas a um determinado projeto com um orçamento próprio.
  • Compras Spots (Pontuais): compras não recorrentes ou esporádicas de itens onde é necessário fazer a requisição do item e posteriormente toda a negociação com os fornecedores.

Modernize sua Gestão com uma Solução de Procurement de Alta Tecnologia

O processo de compras moderno inicia com a padronização, simplificação e a automatização de todas as ações: da requisição de compra ao pagamento. Uma solução de e-procurement precisa facilitar processos, desenvolver a qualidade das compras e organizar de uma forma automatizada as demandas da empresa. Não basta apenas auxiliar minimamente no processo de compras. Um e-procurement robusto ajuda na entrega de resultados reais

Com o Oracle Procurement Cloud, você ganha uma organização mais eficiente, eficaz e influente,  que ajuda a manter os custos sob controle, selecionando os melhores fornecedores, aplicando políticas e gerenciando o risco dos fornecedores. Com essa solução de e-procurement, você atingirá diversos objetivo como:

  • Assegurar o controle sobre os gastos e savings para garantir uma margem maior de lucro,
  • Aumentar a eficiência e influência da área de suprimentos no negócio,
  • Dispor de uma arquitetura de ponta, permitindo adotar uma estratégia inovadora na área, sem precisar aumentar seus custos.
 

Você pode ver essas e outras informações no site da ORACLE, clicando aqui.

Mais Segurança e Qualidade para o seu Negócio

Conte com a nossa experiência no Oracle Procurement Cloud. Entre em contato conosco.