Chatbots – ODA

Oracle Digital Assistant (ODA)

Plataforma para Criação de Assistentes Digitais e Chatbots

PONTOS FORTES

Metodologia + tecnologia = Chatbot de qualidade

O par MPL + Oracle Digital Assistant proverá uma excelente experiência com chatbots.

Suporte Multicanal

Interaja com seu público no WhatsApp, Facebook, Instagram e outros.

Inteligência Artificial Conversacional

Análise semântica profunda usando processamento de linguagem natural (NLP).

Chatbot Insights

Recurso do ODA para coleta e análise dos dados das conversas.

Integrações com sistemas

Seu assistente digital integrado aos seus sistemas.

CASOS DE USO

Atendimento a clientes 24/7

Reduza custos e aprimore seu relacionamento com clientes.

Geração de Leads e Vendas

Tire dúvidas, cative seus cliente e venda nos canais que eles usam.

Atendimento Helpdesk 24/7

Automatize e agilize tarefas comuns como atualizações de senha.

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Entre em contato conosco para conversarmos sobre soluções de inovação para sua empresa.

Metodologia + tecnologia = Chatbot de qualidade

O par MPL + Oracle Digital Assistant proverá uma excelente experiência com chatbots

Os chatbots ou assistentes digitais são uma realidade da Transformação Digital. Muitas empresas adotam essa tecnologia para atendimento ao cliente, vendas e outros casos de uso.

Entretanto, é comum identificarmos alguns problemas quando usamos algum deste recurso. A MPL criou uma metodologia de desenvolvimento com premissas e técnicas que precisam ser seguidas por toda a nossa equipe. O objetivo é reduzir ao máximo a possibilidade de ocorrer alguns erros comuns em chatbot como: conversas em “loop”, a não identificação de erros de digitação/acentuação e a falta de encaminhamento a outro tipo de atendimento quando o problema não é resolvido.

Essa metodologia visa garantir um padrão de qualidade nos chatbots/assistentes digitais que iremos desenvolver para você. Mas, isso só é possível pois temos ao nosso lado uma poderosa plataforma de desenvolvimento que nos dá diversos recursos que são explorados ao máximo por nossa equipe.

Fizemos 3 capítulos bem resumidos explicando um pouco mais sobre nossa metodologia. Desperte a sua curiosidade e embarque nesta série com a gente.

Parte 1:

Parte 2:

Parte 3:

Suporte Multicanal

Interaja com seu público no WhatsApp, Facebook, Instagram e outros

A interação com o seu público-alvo será mais eficiente e atingirá mais pessoas se você estiver presente no canal de mensagens que a maioria do seu público usa. Seja uma interação para marketing, venda, atendimento ou relacionamento.

Pesquisas mostram que, ainda em 2021, o WhatsApp já estava instalado em 99% dos smartphones dos brasileiros, seguido pelo Instagram (82%) e Facebook Messenger (76%). Segundo a mesma pesquisa, 96% das pessoas usam o WhatsApp todos ou quase todos os dias.

Os chatbots e assistentes digitais desenvolvidos no Oracle Digital Assistant podem ser executados no WhatsApp, Instagram, Facebook, sites e outros canais suportados.

Figura: Percentual de instalação dos aplicativos em smartphones

Fonte: Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil – Fevereiro de 2022.

Inteligência Artificial Conversacional

Análise semântica profunda usando processamento de linguagem natural (NLP)

O Oracle Digital Assistant usa algoritmos de inteligência artificial baseados em “Processamento de Linguagem Natural” (PLN), do inglês “Natural Language Processing” (NLP), para entender intenções dos usuários. Além disso, o Oracle Digital Assistant interpreta a frase para recuperar informações importantes como por exemplo: “Quero agendar uma consulta para amanhã”. Além de entender a intenção do usuário (agendar uma consulta), automaticamente ele interpreta o dia desejado para a consulta (Dia seguinte ao dia atual).

Além disso, através de aprendizado de máquina (machine learning) supervisionado, os assistentes digitais aprendem conforme são utilizados pelos usuários finais.

Curiosidade: Você sabe a diferença entre chatbots e assistentes digitais?

Chatbots são programas de computador que simulam e processam conversas humanas (escritas ou faladas), permitindo que as pessoas interajam com dispositivos digitais para pedir sua bebida favorita ou solicitar uma corrida a um serviço de compartilhamento de caronas. Chatbots interagem a partir de “conversas” relativamente simples.

É fácil confundir assistentes digitais com chatbots – e, de fato, um assistente digital é um tipo avançado de chatbot que pode lidar com interações mais complexas de maneira conversacional. Um assistente digital, por exemplo, pode responder a uma solicitação complexa como: “Programe um voo para São Paulo para mim na próxima sexta, usando minhas preferências habituais de assentos, e providencie transporte para e do aeroporto”. Para responder a essa solicitação, o assistente digital precisará acessar várias fontes e interpretar diversos contextos na frase – uma capacidade que o chatbot comum não possui.

Talvez uma maneira fácil de entender a diferença seja lembrar que, embora todos os assistentes digitais sejam chatbots, nem todos os chatbots são assistentes digitais.

Com o Oracle Digital Assistant ambos podem ser criados.

Chatbot Insights

Recurso do ODA para coleta e análise dos dados das conversas

O “Insights” é um recurso do Oracle Digital Assistant para coleta e análise dos dados das conversas dos assistentes digitais com os usuários finais. Todo os dados são importantes e primordiais para aprimorar o atendimento e identificar oportunidades.

Algumas vantagens do “Insights”:

– Oferecer insights sobre gargalos de conversação e métricas de utilização, que podem ser usados para melhorar a precisão do assistente digital e criar uma melhor experiência do usuário.

– Visão operacional em todas as habilidades do Assistente Digital para medir o ROI usando taxas de deflexão, analisar padrões de uso / canais populares, identificar os principais problemas e razões para falhas.

– Recursos de arquivamento e exportação para gerenciar o armazenamento de dados; esses dados podem ser usados por outras ferramentas para análises adicionais.

– A coleta de dados é automática e os relatórios são preenchidos durante a execução em tempo real.

– Informações dos canais mais usados.

– Dados do que mais as pessoas tem falado com o chatbot.

– Gráficos de avaliação do chatbot.

Integrações com sistemas

Seu assistente digital integrado aos seus sistemas

A integração entre aplicações e sistemas é imprescindível para soluções de inovação e transformação digital. De que adianta você ter um assistente digital para atender o seu cliente se ele não se conecta com o seu sistema para buscar informações de pedido, produtos e/ou faturas?

Com o Oracle Digital Assistant, poderemos criar assistentes digitais integrados aos seus sistemas a partir do consumo de APIs SOAP/REST.

Atendimento a clientes 24/7

Reduza custos e aprimore seu relacionamento com clientes

Os assistentes digitais inteligentes e chatbots já são uma realidade da transformação digital e dos serviços de atendimento ao cliente.

Pesquisas mostram que as pessoas estão optando por este tipo de atendimento. Em 2021, o tráfego de mensagens trocadas em conversas com Chatbots quase triplicou comparado a 2019. São cerca de 2,8 bilhões de mensagens por mês trocadas entre pessoas e chatbots.

Através do Oracle Digital Assistant, plataforma para criação de assistentes digitais, a MPL poderá ajudar a sua empresa na criação de assistentes digitais e chatbots que podem ser publicados em diversos canais como: sites, Whatsapp, redes sociais e outros.

Listamos algumas vantagens em ter um chatbot para atendimento e relacionamento com clientes desenvolvido pela MPL.

  • Redução de custos através de um atendimento automatizado
  • Atendimento disponível 24/7
  • Redução do tempo de atendimento e de espera para o atendimento
  • Identificação de insatisfação e de problemas não resolvidos, através da ferramenta de análise de dados do Oracle Digital Assistant. 
  • Multi canal: Atenda onde os seus clientes estão (Whatsapp, redes socias e sites). 
 

No vídeo abaixo, mostramos um assistente digital no WhatsApp integrado ao ERP Oracle JD Edwards onde é possível os clientes consultarem limite de crédito, faturas em aberto, solicitar segunda via de boleto e negociar o pagamento de faturas em atraso.

Figura: TRÁFEGO MENSAL DE MENSAGENS TROCADAS EM CONVERSAS COM BOTS

Fonte: Pesquisa Panorama Mobile Time – Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots – Agosto de 2021.

Geração de Leads e Vendas

Tire dúvidas, cative seus cliente e venda nos canais que eles usam

Uma outra aplicação dos assistentes digitais ou chatbots é na Captação de Leads e na Venda. Você pode utilizar um assistente digital para tirar dúvidas sobre produtos e serviços, apresentar informações relevantes que podem ajudar a conversão de um interesse em lead, ou até em uma venda.

Além disso, é importante você estar presente onde os seus clientes estão.

A MPL tem profissionais certificados no Oracle Digital Assistant, que é uma plataforma para criação de assistentes digitais inteligentes que podem ser publicados em vários canais como: Whatsapp, Instagram, Facebook, sites e outros.

Se você investe em marketing nas redes sociais, por que não prover um assistente digital para seus clientes focado em tirar dúvidas e impulsionar as vendas?

Entre em contato conosco para criarmos uma solução que ajudará o impulsionamento das suas vendas.

Atendimento Helpdesk 24/7

Automatize e agilize tarefas comuns como atualizações de senha

Os profissionais de suporte de TI muitas vezes são sobrecarregados com tarefas comuns e repetitivas que poderiam ser automatizadas por um assistente digital como por exemplo: criação de usuários, reset de senha, desbloqueio de usuários, dúvidas sobre instalação de softwares e utilização de impressoras.

Além disso, as pessoas que fazem essa solicitação precisam esperar até que o profissional de suporte possa realizar a tarefa. Imagine o cenário onde um usuário de um ERP não percebe que o Caps Lock está ligado e bloqueia seu usuário do sistema. Essa pessoa ficará parada, sem utilizar o sistema, até que a equipe de suporte possa realizar o desbloqueio. Imagine que isso tenha acontecido fora do expediente pois é uma atividade importante atrasada. Se não houver alguém do suporte de sobreaviso, ela só poderá voltar a usar o sistema no dia seguinte.

A MPL junto com Oracle Digital Assistant, poderá criar um assistente digital inteligente para  automação do seu atendimento de Helpdesk provendo benefícios como:

  • Liberação da sua equipe de TI para atividades mais complexas e, consequentemente, diminuir o backlog das tarefas da equipe
  • Serviço de autoatendimento 24/7 para seus funcionários
 

Veja no vídeo abaixo, um assistente digital ajudando um funcionário a “resetar” sua senha do ERP Oracle JD Edwards.