Migração para Nuvem

Migrar para a Nuvem Traz Inúmeras Vantagens

A migração para a nuvem é o processo de transição que muitas empresas tem realizado, mudando do modelo tradicional de computação, que conta com o armazenamento de dados e sistemas em ambientes físicos (servidores locais, HD) para a utilização de dados e instalação de sistemas em servidores na nuvem.

Muitas destas soluções em nuvem, contam ainda com o modelo de licenciamento chamado SaaS – Software as a Service. Neste novo modelo, a empresa, ao invés de arcar com os custos de uma licença vitalícia, contrata – como se fosse um aluguel – os direitos de usar determinado sistema até quando lhe parecer útil.

Migrar para a nuvem é uma tendência que veio para ficar graças às inúmeras vantagens que este serviço pode prover: redução de custos, otimização de processos e garantias de segurança.

Mas, um projeto de migração para nuvem, além de contar com um parceiro especialista no assunto, precisa considerar alguns aspectos específicos:

1) Existe uma infinidade de serviços cloud que são oferecidos ao mercado. Um dos pontos fortes é a escalabilidade e flexibilidade da solução, bem como o tipo de computação que precisa ser contratada: solução hibrida, pública ou privada. Fique atento durante a contratação do serviço de seu provedor de nuvem.

2) Faça um bom planejamento do projeto: quais sistemas/serviços serão migrados e qual o cronograma de migração. Não subestime as etapas de testes, principalmente quando se tratar de integrações já existentes com sistemas legados. Provavelmente estas integrações precisarão ser “apontadas” para o novo ambiente na nuvem e requerem testes. Na verdade, qualquer sistema ou serviço a ser migrado precisa ser homologado antes que o modelo tradicional seja desligado. Um planejamento assertivo minimiza os riscos do projeto

3) Como em toda nova tecnologia, as pessoas que irão operá-la precisam estar treinadas na nova plataforma. Garanta que sua equipe de TI esteja preparada para este novo desafio. A MPL é especialista em IaaS da Oracle, e temos a experiência de vários projetos de sucesso seja utilizando a própria nuvem Oracle, seja utilizando outras empresas provedoras de computação na nuvem de mercado. Conte conosco.

Mais Segurança e Qualidade para o seu Negócio

Conte com a nossa experiência nas soluções JD Edwards. Entre em contato conosco.