Recebimento Automático

Conheça o Recebimento Automático Desenvolvido pela MPL

Ao utilizarem programas standards da JD Edwards, via Orchestrator, os clientes brasileiros têm em suas mãos a funcionalidade completa de Recebimento Automático, incluindo: Importação XML do Fornecedor, Recebimento do PO, Fechamento da Nota Fiscal e Casamento de Voucher.

O Recebimento Automático, desenvolvido pela MPL, foi criado para atender aos requisitos de vários clientes e preencher uma lacuna de funcionalidade do JD Edwards. Desenvolvido utilizando ferramentas do próprio JD Edwards, Orchestrator e Notificações, o resultado final é apresentado como uma funcionalidade adicional do sistema, com os mesmos padrões de aplicativos online e batch.

1. Benefícios

  • Permite o recebimento do XML do fornecedor de forma automática, permitindo que o usuário foque em atividades mais produtivas e que tragam maior retorno à companhia;
  • Usuários precisarão intervir no processo de recebimento apenas quando há necessidade de tratamento de erros. Os erros serão avisados através de notificações automáticas no JD Edwards e via e-mail;
  • Uma vez que esta funcionalidade foi desenvolvida utilizando o Orchestrator e programas standards JD Edwards, sempre que uma validação for disponibilizada pela Oracle, estas serão replicadas automaticamente no processo de recebimento automático;
  • Em casos de um projeto de upgrade, não há necessidade de “retrofit” de customizações.
 

2. Funcionalidades Chaves

  • Interface, via Web Service, com a SEFAZ para fazer o download dos XMLs dos Fornecedores;
  • O Manifesto do Destinatário poderá acontecer assim que XML do fornecedor tiver sido baixado;
  • Criação de um novo programa batch para “casar” o XML do fornecedor com os Pedidos de Compra em aberto, identificando a linha do pedido que deve ser recebida quando a mercadoria chegar ao seu almoxarifado;
  • Aplicação mobile e online (dentro do JD Edwards) para permitir escanear a chave da Nota Fiscal Eletrônica, no momento do recebimento do DANFE;
  • Processo de Recebimento Automático, incluindo: o recebimento do Pedido de Compra, o fechamento da Nota Fiscal e o casamento do Voucher.
 

3. Como Funciona

Um web service ou programa JAVA irá recuperar, a partir do acesso ao site da SEFAZ, os XMLs correspondents às faturas emitidas contra a sua companhia.

A partir do download destes XMLs, um novo programa batch irá identificar – para cada linha do XML – qual a linha correspondente do Pedido de Compra em aberto a ser recebido, selecionando-a para o processo de recebimento automático.

Se este processo batch não conseguir identificar automaticamente a linha em aberta do Pedido de Compra a ser recebida, um programa online estará disponível para que esta identificação seja feita de forma manual.

A partir deste momento aguarda-se o recebimento do DANFE e a chegada física da mercadoria na companhia.

Quando a mercadoria chegar, uma nova aplicação mobile, ou até mesmo usando uma nova aplicação dentro do JD Edwards, deverá ser utilizada para escanear a chave eletrônica da Nota Fiscal. De posse desta informação, o sistema irá identificar o XML correspondente e a linha do pedido de compra a ser recebido, dando início ao processo de recebimento automático.

O processo de recebimento automático envolve o recebimento do Pedido de Compra, o fechamento da Nota Fiscal e o casamento do Voucher.

Antes que aconteça o fechamento da Nota Fiscal, um novo programa batch irá comparar os valores de impostos recuperados no XML com os valores calculados pelo JD Edwards. Se houver divergências, o processo de recebimento automático será interrompido aguardando uma ação do usuário.

Cada exceção que ocorrer durante o processo é logada, gerando notificações automáticas aos usuários envolvidos. Através da notificação recebida, o usuário poderá consultar o problema ocorrido e corrigi-lo. Uma vez corrigido o problema, o processo de recebimento automático é reiniciado do ponto em que parou.

4. Premissas

  • O produto do Recebimento Automático é compatível a partir da versão 9.1 do JD Edwards e versão 9.2.3 da Tools;
  • Em decorrência de diferentes níveis de ESUs instaladas em cada cliente, algum tipo de ajuste aos programas do Recebimento Automático pode ser necessário;
  • O processo de Recebimento Automático considera apenas Notas Fiscais do Tipo 55 – Mercadorias. As próximas versões do produto irão contemplar a Nota Fiscal de Serviço;
  • Antes de que se inicie o projeto de Recebimento Automático, temos que garantir que nenhum objeto customizado pelo cliente coincide com os objetos criados pela MPL.
 

5. Serviço de Implantação

Considerando que não haverá coincidencia de objetos entre os desenvolvidos pela MPL e os já customizados pelo cliente, o projeto tem a duração aproximada de 20 dias de trabalho. A duração do projeto pode ser revisada de acordo com o escopo acordado entre MPL e o cliente, e fará parte da primeira atividade do projeto.

6. Documentação

A documentação do produto foi desenvolvida utilizando o UPK e será entregue ao cliente.

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