As indústrias manufatureiras, historicamente, investem fortemente na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, como forma de aumentar a sua competitividade nos mais variados mercados.
O processo, desde a concepção até sua disponibilização para o mercado (time to Market), precisa ocorrer de forma rápida, evitando assim da “comoditização”. Nesse cenário, estar aliado às novas tecnologias e inovações é fundamental para garantir um diferencial junto à concorrência.
Os novos conceitos da Indústria 4.0 e 5.0 vieram de encontro a essa necessidade constante de inovação, utilizando os avanços tecnológicos como aliado no aumento da competitividade e redução de custos.
A indústria 4.0 propõe uma transformação das fábricas em “fábricas inteligentes”, capazes de utilizar a tecnologia para aumentar a produtividade e a eficiência de processos em diversos setores do segmento industrial.
A indústria 5.0 tem como objetivo a integração entre humanos e máquinas, combinando a criatividade que só nós temos, com a eficiência tecnológica.
Estas indústrias são complementares e ambas, importantíssimas.
A implementação em conjunto de soluções tecnológicas voltadas para gestão da cadeia de suprimentos (SCM) tornou-se uma peça-chave para a obtenção de eficácia na gestão desse processo bem como aumentar a competitividade de novos produtos.
São diversas vantagens que estes conceitos de indústria podem trazer para o setor de manufatura. Confira:
Redução de custos – A redução de custos é automática uma vez que o setor tem o controle maior de suas máquinas, da sua produção e da sua matéria prima, por meio de tecnologia.
Economia de energia, água e afins – Com a ajuda de diversas tecnologias inovadoras fica mais viável garantir um processo mais controlado, e dessa forma, diminui-lo ao essencial para a produção.
Economia de Insumos – Seguindo a mesma lógica acima, é possível também controlar os insumos, deixando o uso apenas do que é necessário para a produção.
Foco na colaboração homem x máquina – a presença humana é mais importante do que se pensava, pois o mercado cada vez mais demanda produtos personalizados e de qualidade.
Ambiente de trabalho mais progressivo – um ambiente de trabalho interessante ajuda a aumentar a satisfação e lealdade dos funcionários.
Oracle JD Edwards: Um ERP robusto com diversas aplicações e cases de sucessos de empresas multinacionais do setor industrial. Conheça mais sobre os diferencias do JD Edwards, aqui.
JD Edwards EnterpriseOne – IoT Orchestrator: A Internet das Coisas é um dos pontos focais da indústria 4.0 e o Oracle JD Edwards tem em sua solução um orquestrador de internet das coisas que garante à sua empresa e utilização completa dessa integração. Clique aqui para conhecer mais sobre Internet das coisas.
Mobilidade Corporativa – Conheça os principais desafios e vantagens da utilização da tecnologia mobile em seus processos.