As áreas de compras e suprimentos são continuamente desafiadas a manter os custos sob controle e para que isso ocorra é necessário aumentar sua influência sobre os fornecedores de bens e serviços, bem como sobre as atividades que envolvem gastos dos funcionários da empresa.
Os gestores dessas respectivas áreas precisam também controlar os custos de vários processos, que muitas vezes estão desatualizados, são ineficientes e envolvem um grande volume de documentos em papel e troca de informação entre vários sistemas.
À medida que as empresas crescem, as exigências nas áreas de suprimentos e compras aumentam. No entanto, dentro do cenário econômico atual, as empresas resistem cada vez mais à adição de colaboradores e, consequentemente, ao aumento de sua estrutura de custos.
Sem a possibilidade de adicionar mais pessoas, os gestores precisam modernizar os processos envolvidos no ciclo procurement-to-pay. Esse tipo de modernização não é apenas um avanço tecnológico para a empresa e para os processos, mas um passo estratégico para lidar com demandas crescentes, impossibilidade de contratações e volumes maiores de compras.
O problema com a implementação desse tipo de tecnologia é que ela tende a ter um custo alto e um tempo de implementação bastante longo. Essas objeções desanimam os gestores das áreas, visto que eles precisam de uma solução para reduzir custos, e com a maior eficácia possível.
Quando analisamos os cenários existentes, uma das opções mais rentáveis para o controle e gestão de todo esse crescente processo de informações é o e-procurement (solução de cadeia de suprimentos). As soluções de e-procurement detém uma tecnologia moderna, que automatiza tarefas rotineiras e permite uma melhor colaboração com fornecedores e funcionários, o que resulta em melhorias significativas na eficiência, bem como melhorias na produtividade e redução nos tempos do ciclo de compras.
Dentro desse cenário, uma solução que vem se destacando junto ao mercado por sua abrangência e facilidade de uso, é o Oracle Procurement Cloud. Essa tecnologia se mostra uma opção com alto nível de rentabilidade e aderência a diversos processos de compras, ajudando gestores a alcançar a excelência em suas áreas, sempre fornecendo o melhor das soluções baseadas em nuvem, como parte do Oracle ERP Cloud.
A Solução Oracle Procurement Cloud é totalmente modular e abrange todas as etapas do ciclo de compras, independentemente do tipo de compra ou cadeia de suprimentos. Na figura abaixo apresentamos algumas etapas do ciclo de compras:
Além de cada empresa ter um processo de compra único, os tipos de compras costumam ser bastante específicos também. Um e-procurement precisa agregar valor em todas formas de compras da cadeia de suprimentos. A solução da Oracle é pensada para se acoplar a qualquer tipo de especificidade. Seguem alguns exemplos que tem aderência no processo de e-procurement da solução:
O processo de compras moderno inicia com a padronização, simplificação e a automatização de todas as ações: da requisição de compra ao pagamento. Uma solução de e-procurement precisa facilitar processos, desenvolver a qualidade das compras e organizar de uma forma automatizada as demandas da empresa. Não basta apenas auxiliar minimamente no processo de compras. Um e-procurement robusto ajuda na entrega de resultados reais
Com o Oracle Procurement Cloud, você ganha uma organização mais eficiente, eficaz e influente, que ajuda a manter os custos sob controle, selecionando os melhores fornecedores, aplicando políticas e gerenciando o risco dos fornecedores. Com essa solução de e-procurement, você atingirá diversos objetivo como:
Você pode ver essas e outras informações no site da ORACLE, clicando aqui.
Conte com a nossa experiência no Oracle Procurement Cloud. Entre em contato conosco.