O Fechamento Mensal e/ou Anual é um processo crítico e lento para todas as empresas. Consumindo uma carga horária extensa de seus recursos humanos, que deveriam estar focados em sua atividade fim.
Nem sempre os problemas que aparecem durante o mês são resolvidos prontamente e se acumulam para que sejam solucionados durante os poucos dias reservados ao fechamento.
Resolver os problemas fica anda mais difícil, porque falta clareza nos erros que são reportados. Algumas vezes são exibidos no Centro de Trabalho, outras estão apenas descritos no relatório gerado pelo processo. Desta forma, não existe um repositório comum de erros, fazendo com que o usuário tenha que acessar vários recursos para buscar possíveis erros dentro dos processos executados.
Os usuários destacados para a tarefa do fechamento mensal e/ou anual se esquecem de processos importantes como validar os relatórios de integridade do sistema e a premência para a entrega de resultados leva a decisões nem sempre mais acertadas priorizando soluções mais imediatistas, o que pode ser traduzido em retrabalho mais tarde ou prejuízos financeiros.
Além das dificuldades conhecidas, não há um acompanhamento fácil deste processo, o que impede que os gestores tenham uma visão geral sobre quais processos já foram executados, que erros foram identificados e o quanto falta para que o processo de fechamento se encerre.
No caso do fechamento anual, como é executado com muito pouca frequência, o usuário esquece passos adicionais que precisam ser executados neste caso. Como por exemplo, o encerramento anual para atualização do saldo inicial do próximo ano fiscal. Para atender à demanda reconhecida de vários clientes, a MPL traz o MPL Fast Closing uma ferramenta de automação e gerenciamento criada para agilizar o Processo de Fechamento Mensal.
Tecnicamente, o MPL Fast Closing usa as funcionalidades mais atuais disponibilizada pela Oracle – Orchestrações, Notificações, Composite Pages e EnterpriseOne Pages:
E nos permite organizar os erros para induzir as ações a serem tomadas:
Alertas
Os usuários serão notificados quando um erro ocorrer para que possa ser tomada uma ação pró ativa.
Ações
Os erros são agrupados por tipo para organizar as ações a serem tomadas (1). As ações sugeridas são exibidas para orientar a correção dos erros (2).
Implementando o Fast Closing
Quando se fala em um projeto de implementação, estamos falando em algo rápido, que apenas requer a instalação do produto na sua empresa e um treinamento para os usuários finais.
Conte com a nossa experiência nas soluções JD Edwards. Entre em contato conosco.