A nova realidade que as empresas enfrentam é apenas uma: ou se adaptam aos novos consumidores, modelos e processos de negócios e tecnologias, ou irão desaparecer.

A transformação digital não começou ontem. Ela vem de um longo processo, resultante da rápida evolução tecnológica e de modelos de vida cada vez mais “online” e conectados. As pessoas começaram consumindo pouca internet há alguns anos atrás. Hoje elas não se desconectam nem quando dormem. Um grande volume de informações é despejada o tempo todo sobre nós. No metrô, trabalho, casa, restaurantes, bares, ruas, estádios, cinemas e muito mais.  A facilidade com que encontramos wi-fi em praticamente todos os lugares, é a prova clara que a era digital chegou.

Se olharmos essa transformação por um viés corporativo, se torna claro que as empresas precisam entender que seus consumidores fazem parte dessa mudança, e que as formas como eles consomem o que é ofertado também sofre modificações.

Existe um ecossistema em desenvolvimento, mudando e evoluindo constantemente. Esse ecossistema envolve alguns fatores já conhecidos como:

  • Computação móvel (com o boom dos planos de tráfego 3G e 4G),
  • Cloud (com a utilização doméstica da nuvem para o gdrive/onedrive/dropbox, e etc.)
  • Interatividade (com o uso cada vez mais crescente das redes sociais)
  • Coleta de dados (Com a internet das Coisas se integrando a aparelhos domésticos) e etc.

Independentemente se você vende produtos ou serviços, o conceito apresentado a seguir se aplicará ao modelo da sua empresa. Afinal, entender o comportamento desse novo consumidor não é uma necessidade para aumentar a competitividade no seu segmento. É sim uma necessidade para o sucesso da sua empresa em uma época onde as velhas regras não se aplicam mais.

Nesse novo cenário, um fator apenas será determinante: sua empresa é, ou não, digital?

1ª – Não existe receita mágica, apenas experiências relevantes para o cliente.

A primeira dica, é claro, envolve o cliente e suas experiências com a sua empresa. Entender como realmente agregar valor para ele pode ser o diferencial entre mantê-lo ou perdê-lo mais rápido do que o conseguiu. Entenda bem, mantê-lo não significa um longo contrato de pós-venda. Contratos se rompem, relações esfriam e com certeza ele pode esquecer de você. Gerar valor real para ele se trata de entender seu negócio com uma visão 360º, e nesse caso 360º dentro do digital. Entenda como manter uma relação com ele, onde ele está quase 100% do tempo, na internet.

Redes sociais, criação de conteúdos personalizados e únicos, webinários. Esses são só alguns exemplos de como manter o seu cliente perto, sempre entregando algo de interessante para ele. Como diz no começo do tópico, não existem receitas mágicas para o cliente lembrar sempre de você quando precisar de algo, mas existe um ambiente aonde vocês dois transitam (ambiente digital) e que pode ajudar a sua empresa a manter um contato próximo com seu cliente.

2ª – Modernize o velho e troque o que não faz mais sentido.

Com o novo comportamento de seus consumidores virão novas oportunidade de fluxo de receita, mas a modernização do seu processo pode ser algo muito difícil de lidar.  Você pode lidar com diversos sistemas dentro da sua empresa (CRM, ERPs, Bis), em diferentes níveis de uso e atualização. Alinha-lô talvez seja uma opção complicada, então seria mais prático modernizar os sistemas antigos, trocando os que não fazem mais sentido por novos. Alguns gestores podem não ver esse investimento como algo necessário, mas a longo prazo entenderão que com o consumidor mudando, os processos e a abordagem de interação devem mudar juntos.

3ª – Utilize os dados e a tecnologia para tomar decisões estratégicas.

Essa é uma dica que todos os gestores já conhecem, porém vale ressaltar mais ainda quando falamos do ambiente digital. Tudo que fazemos, todas as relações que temos dentro da internet, deixam rastros. Sejam relações pessoais (pessoa-pessoa) ou profissionais (empresa-cliente), os rastros estão lá em formas de dados. Compreender a importância desses dados para a tomada de decisão e criação de estratégias de relacionamento com o seu cliente, são necessidades dentro da sua jornada digital. Veja quais dados funcionam melhor para você, filtre-os e os utilize-os a seu favor.

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