06 abr A Nova Era de Chatbots – popularidade aumenta com o ChatGPT e a exigência do consumidor também
Você sabia que o chatGPT, chatbot de IA Generativa da OpenAI, levou APENAS 2 meses para atingir 100 milhões de usuários ativos, a frente do TikTok (9 meses) e do Instagram (30 meses)?
Essa pesquisa da Forbes, mostra que certamente, em 2023, começamos uma Nova Era de #Chatbot. O contato, em massa, com um chatbot inteligente aumentará o “sarrafo” de exigência do consumidor, onde a inteligência é o fator principal para prover uma experiência satisfatória para os clientes.
As pessoas tolerarão, cada vez menos, loops infinitos ou longas listas de opções para escolha. Para se adequar às novas necessidades e exigências das pessoas, é imprescindível que o chatbot tenha capacidade de compreender sentenças complexas, para encurtar o fluxo de conversação, consiga prover respostas de qualidade e tenha suporte de voz.
O chatGPT é um excelente exemplo de como um chatbot pode ser inteligente, porém ele é generalista e a base de dados dele tem um corte temporal. Ou seja, a resposta dele pode não ser a mais adequada para a realidade atual e não entrará em um nível de detalhe que o chatbot de atendimento ao cliente precisa entrar.
Plataforma para desenvolvimento de chatbot inteligente e metodologia de projeto
Para aprimorar a experiência do seu público-alvo com um chatbot especialista no assunto de domínio da sua empresa, você precisa de uma plataforma robusta de desenvolvimento como a #OracleDigitalAssistant. Em conjunto com uma excelente tecnologia, você precisa de um fornecedor que tenha uma metodologia de desenvolvimento, para garantir a qualidade do projeto, como temos na #MPL.
A capacidade de analisar imagens e documentos, com auxílio de outros tipos de Inteligência Artificial, será um diferencial que as pessoas irão adorar.
Montamos uma playlist do Youtube que mostra alguns exemplos divertidos, de como um chatbot pode ser inteligente. Falamos também, brevemente, da importância de combinar tecnologia e metodologia. Confira:
Modernização de Chatbot, através de Inteligência Artificial
Se sua empresa já tem chatbot e você busca aprimorar a experiência dos seus clientes com um chatbot mais moderno e inteligente, vamos mostrar um exemplo de como é importante ter uma robusta plataforma de desenvolvimento, em conjunto com uma metodologia.
Imagine o cenário onde você queira comprar uma passagem de avião e reservar um hotel.
Chatbots convencionais que vemos muito nas empresas, que ainda estão na era antiga de chatbots:
Você: Olá
Chatbot: Olá. Como posso te ajudar? Por favor escolha da lista abaixo.
- Consultar passagens
- Comprar passagens
- Cancelar passagens
- Dúvidas Checkin
- Dúvidas Bagagem
- Reservar Hotel
- Consultar reservas
- Cancelar reservas
- Mudar data Reserva
Você: 2
Chatbot: Quantos passageiros:
Você: 2
Chatbot: Por favor digite a origem:
Você: Rio de Janeir
Chatbot: Não consegui identificar sua cidade. Por favor digite a origem:
Você: Rio de Janeiro
Chatbot: Por favor digite o destino:
Você: São Paulo
Chatbot: Agora preciso da data (formato: DD/MM/YYYY):
Você: 10/04/2023
Chatbot: Por favor escolha da lista abaixo a parte do dia que deseja viajar.
- Manhã
- Tarde
- Noite
Você: 1
Chatbot: Você deseja comprar a passagem de volta?
- Sim
- Não
Você: 1
Chatbot: Que dia deseja voltar (formato: DD/MM/YYYY)?
Você: 11/04/2023
Chatbot: Por favor escolha da lista abaixo a parte do dia que deseja voltar.
- Manhã
- Tarde
- Noite
Você: 3
Chatbot: Ok. Um momento que vou buscar as passagens.
Foram 22 interações para o chatbot listar APENAS as passagens disponíveis. Esse mesmo processo longo e cheio de possibilidades de erros deverá ser repetido para a reserva de hotel, totalizando algo próximo de 40 interações.
Mas isso, pode ser muito diferente. Vamos ver como? Continue a leitura até o final.
Nova era de chatbots inteligentes:
Você: Olá
Chatbot Inteligente MPL: Olá. Como posso te ajudar? Por favor, fique à vontade em falar tudo o que você precisa, pois eu consigo extrair entidades nas frases e lhe darei uma resposta adequada à sua necessidade. Você pode falar, que também entenderei.
Você: Gostaria de comprar duas passagens para a próxima segunda, saindo do Rio de Janeir, na parte da manhã, para São Paulo, voltando na parte da noite da terça-feira com reserva de hotel.
Chatbot Inteligente MPL: Será um prazer ajudar você na compra de passagens. Por favor, me confirme os dados abaixo:
De Rio de Janeiro para São Paulo
Passageiros: 2
Ida: 10/04/2023 (manhã)
Volta: 11/04/2023 (noite)
Reservar hotel: Sim
Está tudo certinho?
Você: Sim
Chatbot Inteligente MPL: Ok. Um momento que vou buscar as passagens e as opções de hotel.
Foram apenas 6 interações, porque adicionamos de forma opcional 2 interações para uma confirmação dos dados, que em alguns casos é importante.
A partir da solicitação inicial, conseguimos extrair todas as entidades relacionadas à compra das passagens e reserva de hotéis.
Essa complexidade de entendimento só pode ser desenvolvida com uma plataforma como a Oracle Digital Assitant.
Além disso, o chatbot compreendeu um erro de digitação (Rio de Janeir – faltando o “o”).
Uma das premissas da metodologia da MPL é treinar o chatbot para compreender sinônimos e pequenos erros de digitação/ortografia.
Entre em contato conosco e agende uma demonstração. Vamos colocar a sua empresa na Nova Era de chatbots!
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