Analytics: o Dado é o Novo Petróleo!

Analytics: o Dado é o Novo Petróleo!

Segundo diversos executivos, o dado é o novo petróleo! Além de seu valor, será que a complexidade de exploração de ambos, se equivalem?! Saiba como extrair todo o seu potencial!

 

Veja nossa comparação para entender como implementar um projeto moderno de dados (data-driven) na sua empresa

O dado é o novo petróleo, dizem diversos executivos. Acho que todos nós concordamos sobre essa equivalência de importância na atualidade, mas como comparar sua complexidade de exploração, refinamento e a finitude do recurso?

 

Identificação das fontes, Integração e Armazenagem de dados

Um projeto robusto de dados pode se tornar complexo ou pouco produtivo, se mal conduzido e/ou planejado.

Primeiramente, você sabe todas as fontes de dados da sua empresa? Consegue integrá-las e armazená-las?

Lembrando que não estamos falando apenas aqueles estruturados presentes nos bancos de dados. Hoje, o conceito de dados é muito mais amplo considerando os semiestruturados e não estruturados como arquivos, imagens, post de rede sociais, avaliações de produtos e serviços, interações das pessoas com chatbots e etc. É preciso implementar uma arquitetura que possibilite a disponibilidade destes dados, de forma segura.

O primeiro passo é criar o que chamamos de “Lake House” para armazenar todo o portfólio de dados de sua empresa, que é a combinação do clássico Data Warehouse (dados estruturados) com o Data Lake (dados não estruturados). Além de armazenar, você precisa de uma plataforma robusta, como as da Oracle Cloud, para integrar seu “Lake House” a todas as diversas fontes de dados.

 

É imprescindível utilizar Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning para explorar alto volume de dados não estruturados

Mas é comum, empresas montarem Lake Houses com uma quantidade enorme de dados sem conseguir explorá-los, da melhor maneira.

E como podemos ser mais eficientes e trazermos Insights para nosso negócio?

Um projeto moderno de dados NÃO é criar um monte de dashboards.

O passo zero é trabalhar em conjunto com as áreas de negócios para entender dores, desafios e debater ideias. É imprescindível usar Inteligência Artificial e Machine Learning, além de ciência de dados para analisar, refinar, interpretar e extrair informações dessa grande quantidade de dados.

A MPL trabalha com diversos serviços de IA da Oracle que os ajudarão no seu projeto. Para mais informações, acesse https://mpl.com.br/mpl-inova/inteligencia-artificial/

Somente após este trabalho, vamos para a construção de Dashboards para facilitar a visualização desses Insights.

Uma plataforma robusta de Analytics como a Oracle Analytics Cloud dará performance, aprimorando a visualização dos dados

Uma plataforma robusta de Analytics, como a Oracle Analytics Cloud, será “a cereja do bolo” do seu projeto para aprimorar a visualização e a análise desses dados com um portfólio diverso de gráficos e recursos visuais. Além disso, você pode usar linguagem natural (texto e fala) para realizar análises e pesquisas, de forma conversacional. É incrível!

Saiba mais em: https://www.oracle.com/br/business-analytics/

 

A sociedade gera cada vez mais dados, não postergue seu investimento em Analytics e Inteligência Artificial

Voltando à comparação com petróleo,  obviamente, o dado não é finito. Muito pelo contrário, a sociedade gerará cada vez mais dados.

Estima-se que a esfera de dados global crescerá de 33 zetabytes (ZB) em 2018 para 175 ZB até 2025 (Reinsel et al., 2018).

E você, vai ficar de fora?! Deixa para depois, não é uma opção!

Se você já tem uma plataforma de Analytics ou BI, podemos ajudar a identificar outras fontes de dados e explorá-los na sua plataforma, de preferência.

Entre em contato conosco, clicando aqui

Sem comentários

Postar um comentário